Conjuntivites
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular e a parte interna as pálpebras.
Causas
A conjuntivite pode ter origem alérgica, infecciosa (viral ou bacteriana) ou química (causada por substâncias irritantes que entram em contato com os olhos acidentalmente). As conjuntivites infecciosas são contagiosas e podem ser transmitidas pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.
Sintomas
-
Olhos vermelhos e lacrimejantes
-
Pálpebras inchadas
-
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
-
Secreção hialina ou purulenta
-
Coceira
-
Fotofobia (sensibilidade à luz)
-
Embaçamento visual
Tratamento
Cada tipo de conjuntivite tem seu tratamento específico, sendo prescrito pelo médico oftalmologista após a avaliação detalhada do paciente e da gravidade do seu quadro. São prescritos colírios específicos para cada caso, higiene ocular e compressas geladas com água filtrada/fervida ou com soro fisiológico. Em caso de suspeita de conjuntivite ou olho vermelho, procure seu médico oftalmologista e não se automedique. O uso de colírios errados pode gerar agravamento do quadro e até risco de perda visual.
Como evitar transmitir a conjuntivite contagiosa
-
Evitar aglomerações ou frequentar piscinas enquanto estiver com o olho vermelho e com secreção.
-
Lavar com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos.
-
Não coçar os olhos.
-
Usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lavar todos os dias as toalhas de tecido, que não devem ser compartilhadas com os membros da casa.
-
Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente, enquanto perdurar a crise.
-
Não compartilhar o uso de esponjas pinceis, máscara de cílios, lápis de olhos, delineadores ou de qualquer outro produto de maquiagem.