OFTALMOPEDIATRIA
A Oftalmopediatria é uma subespecialização da Oftalmologia. Para se tornar oftalmopediatra o médico oftalmologista, depois da sua formação, se dedica mais um tempo à estudar a saúde e o sistema visual das crianças e adolescentes. Cuidar do desenvolvimento visual dos pequenos é muito importante, pois muitas vezes eles não sabem dizer o que sentem ou nem percebem problemas de visão. Consultas de rotina com a frequência certa garantem um amadurecimento adequado do sistema visual (que ocorre até cerca dos 7 anos) e atua como coadjuvante para a aprendizagem, a qualidade de vida e o desenvolvimento geral dos pequenos. Além da consulta para tratar patologias específicas, os oftalmologistas pediátricos também desempenham um papel importante na consulta preventiva.
O Oftalmopediatra
O oftalmologista pediátrico se especializou no cuidado dos olhos das crianças, possui treinamento, experiência e conhecimento adicionais no exame de crianças e possui muito conhecimento das possíveis condições que afetam o paciente pediátrico e seu sistema visual.
O desenvolvimento neurológico da visão ocorre até aproximadamente os 7 anos de idade. Desalinhamento dos olhos (estrabismo), erro refrativo não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e assimetria do erro refrativo entre os dois olhos (anisometropia) podem afetar negativamente o desenvolvimento e causar ambliopia (“olho preguiçoso”). Se essas condições forem diagnosticadas e tratadas precocemente, uma boa visão pode se desenvolver e ser mantida. Doenças sistêmicas também podem afetar os olhos, e o oftalmologista pediátrico é fundamental para evitar essas complicações oculares e as tratar quando for o caso.
A Oftalmopediatria atua no diagnóstico de diversas doenças, como:
Distúrbios que podem se manifestar ainda nos primeiros meses de vida, como obstrução das vias lacrimais, estrabismo, conjuntivites, alergias oculares ou erros refracionais no olho, que são as ametropias que podem ser corrigidas com uso de óculos.
Quando o meu filho deve consultar com um Oftalmopediatra?
A Dra. Bárbara oferece consultas de oftalmopediatria em geral, de rotina à tratamento de doenças em crianças de todas as idades, principalmente para avaliar o desenvolvimento visual nos primeiros anos de vida. Nos bebês, mesmo ainda em fase pré-verbal, é possível saber o quanto enxergam, se tem grau de óculos e se o desenvolvimento visual está adequado. Nas crianças maiores e colaborativas o exame é mais objetivo. As consultas com as crianças costumam ser leves e divertidas, respeitando as condições de cada uma, como timidez e ansiedade.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) recomenda avaliações de rotina em todas as crianças mesmo sem queixas, com a seguinte frequência:
-
Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho) feito antes de sair da maternidade, com até 72 horas de vida.
-
Consulta completa com oftalmopediatra entre 6-12 meses de vida.
-
Consulta completa com oftalmopediatra entre 3-5 anos, idealmente aos 3 anos
-
Consulta completa com oftalmopediatra anual em maiores de 5 anos.
Consultas de rotina são essenciais para a detecção de problemas oftalmológicos subclínicos (que não causam sintomas), mas que precisam ser tratados. Mas atenção, se os pais ou cuidadores perceberem alguma dificuldade visual ou algum sinal estranho nos olhinhos da criança, procure um oftalmopediatra independente da idade.
Realizar o acompanhamento regularmente desde cedo é a melhor forma de manter a saúde ocular e a qualidade de vida da criança. Se você deseja agendar uma consulta entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (48) 98822-0245
Confira as orientações para o dia da consulta do seu filho. Clique aqui
Exames e tratamentos realizados pela Dra. Bárbara Palma Saccon:
-
Tratamento de estrabismo (clínico, farmacológico e cirúrgico)
-
Tratamento de ambliopia
-
Erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo)
-
Doenças de vias lacrimais
-
Acuidade visual subjetiva (em crianças pré-verbais)
-
Avaliação de estereopsia (visão 3D)
-
Teste de cores (avaliação de daltonismo)
-
Teste do olhinho
-
Tratamento e acompanhamento de Retinopatia da prematuridade