Doenças de vias lacrimais
Dacriocistite
É uma infecção do saco lacrimal causada por obstrução das vias lacrimais. Podemos ter a dacriocistite aguda e a dacriocistite crônica.
-
Dacriocistite aguda: os sintomas são dor, inchaço, vermelhidão no canto interno da pálpebra inferior (localização do saco lacrimal), lacrimejamento, secreção purulenta drenando através do ponto lacrimal e pode haver febre.
-
Dacriocistite crônica: menos sintomática, na maioria das vezes o lacrimejamento pode ser o único sintoma. Pode haver abaulamento da pele acima da região anatômicsa do saco lacrimal. As vezes esse quadro pode agudizar e gerar os sintomas de uma inflamação aguda.
Obstrução de vias lacrimais
A via lacrimal é o sistema responsável pelo escoamento da lágrima até o nariz (esse canal conecta o olho ao nariz). Quando ocorre obstrução desse canal o paciente irá apresentar lacrimejamento contínuo. Dependendo do nível da obstrução poderá também haver secreção e uma nodulação junto ao nariz próximo ao canto interno do olho afetado.
-
Obstrução congênita das vias lacrimais: é comum os recém-nascidos apresentarem lacrimejamento e secreção ocular devido a presença de uma membrana interna no canal lacrimal. Geralmente em 90% dos casos de lacrimejamento em recém-nascidos apresentam melhora espontânea nos primeiros 6-12 meses de vida, pois ocorre uma ruptura espontânea dessa membrana.
-
Obstrução adquirida das vias lacrimais: é a obstrução que se adquire ao longo da vida, tendo muitos fatores relacionados à sua etiologia, como traumas, infecções, tumores, entre outros. Pode acometer tanto crianças e adultos, como idosos. Os sintomas são lacrimejamento constante acompanhado ou não de secreção ocular.
Tratamento
O tratamento das dacriocistites agudas infecciosas se baseia no uso de antibióticos via oral e de calor local (compressas mornas). Já nos casos de obstrução das vias lacrimais, no primeiro ano de vida, a massagem de Crigler feita em casa pelos próprios cuidadores na região anatômica das vias lacrimais resolve a grande maioria dos casos. Em casos de bebês em que a massagem não foi resolutiva, também em crianças maiores e nos adultos, é indicado tratamento cirúrgico por meio de sondagem das vias lacrimais ou dacriocistorrinostomia.