Saiba se o seu filho tem dificuldade para enxergar.
Baixo rendimento e desinteresse pelos estudos podem ser sinais de alerta para pais e professores. Durante a vida escolar, podem surgir problemas na visão que influenciam no aprendizado da criança.
O seu filho pode ter algum erro refrativo, necessitando de um “grau" de óculos. Esta é uma deficiência bastante frequente na visão, que podem ser de três tipos: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Os pais e professores devem ficar atentos a qualquer sinal de desconforto na visão das crianças, pois o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a saúde ocular infantil e o bom desempenho nos estudos.
Sintomas de problema na visão
Os pacientes jovens tem uma grande capacidade de acomodação na visão, ou seja, podem compensar a falta de grau de óculos através da contração de um músculo que fica dentro do olho. Assim, pode demorar um tempo, talvez meses ou um semestre, para que crianças e adolescentes apresentem queixas e sintomas oculares quando há necessidade do uso de óculos, como dor ou coceira nos olhos, dor de cabeça e dificuldade para enxergar. A atenção principal fica por conta do diagnóstico, que depende da faixa etária. As crianças menores, que estão na fase pré-verbal, não identificam o problema, e os pais dificilmente o percebem. Os bebês também podem apresentar deficiência na visão sem sintomas.
A fadiga ocular é outro fator que pode ter relação com o desempenho dos alunos. A reclamação mais constante é de olhos cansados, dor de cabeça e visão embaçada, porque necessita mais esforço para enxergar o quadro, ler textos e livros. A dificuldade para enxergar pode ser consequência de um erro refrativo não diagnosticado ou mesmo de horas extenuantes frente aos celulares e tablets.
Os professores são grandes aliados dos pais nesta fase, podendo observar se a criança ou o adolescente está coçando os olhos seguidamente, se está disperso e desinteressado, e com baixo rendimento escolar.
Como saber se seu filho está com dificuldade de enxergar
As crianças nem sempre conseguem relatar problemas de visão ou sintomas associados. Por isso, os pais podem ficar atentos a alguns sinais não verbais. São eles:
- Coçar os olhos com muita frequência
- Pisca muito os olhos, principalmente em momentos que requerem maior atenção visual
- Aproximar muito o rosto ao caderno de estudo
- A atenção se dispersa muito rapidamente
- Mesmo com uma rotina sólida de estudos, apresenta baixo desempenho na escola.
Estes sinais podem ser indicativos de que a criança esteja apresentando algum dos erros refrativos, ou outras doenças oculares que atrapalham a visão.
Meu filho apresenta estes sinais. O que posso fazer?
Os sinais citados são apenas indicativos de que a visão da criança esteja prejudicada, mas o diagnóstico preciso da acuidade visual só pode ser identificado por um médico oftalmologista. Por isso, ao perceber algum destes sinais, os pais devem levar a criança para uma consulta com o oftalmopediatra.
Uma avaliação oftalmológica é indispensável para o diagnóstico e tratamento adequado. A prescrição de óculos, orientações gerais e tratamentos diversos só poderão ser realizados pelo especialista.
Gostou do nosso artigo sobre baixo desempenho escolar devido à dificuldade de enxergar? Entre em contato conosco para um checkup ocular do seu filho. Telefone/WhatsApp (48) 98822-0245